terça-feira, 27 de janeiro de 2009
HISTÓRIA
No dia 10 de agosto de 1992, Dom Antônio Pedro Misiara, Bispo Diocesano, decretou a criação da Paróquia São Benedito. No dia 29 do mesmo mês deu a provisão de Pároco, ao Pe. Amauri Francisco Moro e um dia depois, isto, é, no dia 30 de agosto foi dada a posse de Pároco ao mesmo, numa missa Solene presidida pelo Senhor Bispo. Pe. Amauri dedicou-se inteiramente os dois últimos anos de sua vida nesta Paróquia, cativou o povo com seu jeito bom de ser e, fez crescer a participação do povo na comunidade. Faleceu no dia 11 de setembro de 1994, ainda no início de seu ministério sacerdotal. No período de setembro a dezembro de 1994, a Paróquia foi assistida pelos padres religiosos “Oblatos de Cristo Sacerdote”, na pessoa do Pe. Afonso e Pe. José Nicomedes. No dia 10 de dezembro de 1994, Dom Antonio Pedro Misiara, Bispo Diocesano deu posse de pároco ao Pe. Nei de Oliveira Preto. Em fevereiro de 1996, o Pe. Nei foi nomeado Coordenador Diocesano de Pastoral e o Pe. Luiz Henrique Siqueira , pároco da comunidade, ficando o Pe. Nei como Vigário Paroquial. O Pe. Luiz Henrique permaneceu até 16 de abril, sendo transferido para a Paróquia Cristo Rei em Atibaia. Desta maneira o Pe. Nei voltou a assumir a Paróquia, permanecendo até o início de 2006. Durante o período do Pe. Nei, a comunidade paroquial teve quatro vigários paroquiais. O Pe. Jurandir Batista de Souza, da “Congregação do Divino Salvador” nomeado por Dom Bruno Gamberini, Bispo Diocesano, em 1º de setembro de 1996, permanecendo na Paróquia até o dia 31 de janeiro de 1998; o Pe. Masterson Lousada dos Santos foi nomeado em fevereiro de 2003 e permaneceu até dezembro deste mesmo ano; O Pe. Sandro José Barroso foi nomeado em fevereiro de 2004 e permaneceu até julho de 2005; O Pe. Claudinei Souza da Silva foi nomeado em julho de 2005 e permaneceu até junho de 2006. Com a saída do Pe. Nei de Oliveira Preto, a Paróquia teve como Administrador Paroquial o Diácono Jeferson Flávio Mengalli, hoje padre, que permaneceu até julho de 2006. Com a saída do Pe. Jeferson e do Pe. Claudinei, a Paróquia ganhou um novo Administrador Paroquial, Pe. Luiz Henrique Siqueira, que permaneceu até o dia 17 de dezembro de 2006, quando foi ordenado Presbítero o Diácono João Maria da Silva. O mesmo veio para a Paróquia em julho, junto com o Pe. Luiz Henrique, ainda seminarista. Em agosto foi ordenado Diácono e permaneceu na comunidade exercendo seu ministério diaconal. Com a saída do Pe. Luiz Henrique, o neo-sacerdote foi nomeado Administrador Paroquial por Dom José Maria Pinheiro, Bispo Diocesano, e tomou posse em 18 de dezembro do mesmo ano, durante a celebração de sua primeira missa, realizada na Igreja Matriz da Paróquia São Benedito. Também, neste mesmo dia foi empossado o novo Vigário Paroquial, o Diácono Antonio Luiz da Silva.
Resumo dos fatos mais importantes da história da Paróquia
1992 – Criação da Paróquia e primeira visita pastoral a comunidade paroquial, realizada por Dom Antonio Pedro Misiara, Bispo Diocesano, que saiu feliz e entusiasmado com a caminhada da nova Paróquia.
1994 – Falecimento do Pe. Amauri, primeiro pároco; Trabalho dos padres oblatos de Cristo Sacerdote e posse do novo Pároco.
1995 - Foi marcado por grande participação do povo de Deus nas atividades promovidas pela Paróquia, tanto espiritual como material, por exemplo: assembléia paroquial, planejamento de celebrações e Missas nas capelas, formação para catequistas e ministros, festas beneficentes, festas juninas, manutenção de mobília do salão paroquial, aquisição de um novo carro para a Paróquia.
1996 - Foi iniciado um inventário dos bens paroquiais. Criou-se a Pastoral Familiar e iniciou-se a Escola da Fé. No segundo semestre aconteceram visitas missionárias em várias comunidades. A secretaria teve seu serviço informatizado e foi construída a torre.
1997 – Foi inaugurada a nova secretaria da Igreja que passou a funcionar na Avenida Lindóia. Também neste ano, durante a festa junina inaugurava-se à rádio comunitária. Em dezembro, o Pe. Donato, que trabalhava nas comunidades da Estação, Mariana, Souza e Estiva, entregou ao Pe. Nei passando a Paróquia a contar com mais quatro comunidades e totalizando o número de treze capelas.
1998 – Neste ano deu-se início ao atendimento da Comunidade Henedina Cortez. As demais capelas começaram a formar seus conselhos de comunidades. Foram iniciadas as obras de construção do “Átrio” na frente da Igreja São Benedito e trocaram-se os telhados da cozinha e do salão paroquial.
1999 – Neste ano, merece destaque o cuidado maior com a formação dos leigos da Paróquia. Foi pintado o “Átrio” da Igreja e foram restaurados as salas de vídeo, do forno e corredores superiores, inclusive telhado, forro e pintura.
2000 – Todas as celebrações se revestiram de solenidade, pois foi o Ano Santo do Senhor. Organizou-se a Pastoral Catequética, a Pastoral da Criança e o Encontro de Noivos, instalou-se uma nova aparelhagem de som na Igreja São Benedito e foram investidos 68 novos ministros extraordinários da Eucaristia. Recebeu-se a réplica da Cruz da primeira Missa no Brasil e a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Também foi recebida este ano a “chama da catequese” que percorreu as comunidades da Paróquia por quinze dias. E em novembro as relíquias de São Vicente de Paula, visitaram a paróquia com missa presidida por Dom Bruno, Bispo Diocesano. Também neste ano foi oferecido um almoço para o Clero no salão paroquial e a comunidade São Lázaro, no bairro do Toró, adquiriu-se um terreno ao lado da Igreja de 750m2, com um galpão já construído.
2001 – Foi ordenado presbítero por Dom Bruno Gamberini, Bispo Diocesano, no dia 30 de junho, nesta Comunidade Paroquial, o Diácono José Fernando de Oliveira, filho desta Paróquia. Também neste ano foi atualizado o inventário de bens da Paróquia. Realizou-se a reforma do telhado da Igreja, a pintura interna e a troca da cruz do telhado.
2002 – Com a ajuda dos católicos da Alemanha construiu-se a Igreja de Santa Clara, no bairro Jardim Águas Claras. Foram feitas a pintura externa da Igreja e a correção na escada. Comemorou-se os dez anos de criação da Paróquia com uma Missa presidida por Dom Bruno e realização de um festival de músicas religiosas no pátio da Igreja Matriz de São Benedito. Foi criado o boletim informativo da Comunidade Paroquial que recebeu o nome de Jornal da Paróquia.
2003 - Aconteceu na Paróquia a Concentração Diocesana do Apostolado da Oração e a realização de círculos bíblicos sobre as Cartas de Pedro, no mês de setembro, dedicado a Bíblia.
2004 – Foi concluída a cobertura em frente ao salão paroquial e os banheiros. No mês de julho foram realizadas as Missões Salesianas na comunidade Matriz e nas capelas e contou com cerca de 200 missionários.Comemoraram-se os quinze anos de Sacerdócio do Pe. Nei. E os seus dez anos à frente da Comunidade Paroquial de São Benedito. Neste mesmo dia o Pe. Nei lançou seu livro “Luz da Palavra” no salão paroquial. Também neste ano foi estudado na Paróquia, o projeto “Queremos Ver Jesus” e as novas diretrizes da CNBB
.2005 - Realizou-se um curso sobre O Ser Igreja Hoje para toda a comunidade paroquial, o mesmo foi assessorado pelo Pe. Nei e pelo Pe. Sandro. Foram concluídas as obras do salão que foi inaugurado na Festa do Padroeiro, em outubro. Foram realizadas as Semanas Nacionais da Família no mês de agosto e Semana Bíblica, no mês de setembro, esta foi assessorada pelas irmãs missionárias da Imaculada Conceição. Neste mesmo ano, o Pe. Manoel Godoy celebrou seus vinte e cinco anos de vida sacerdotal e os noventa anos de idade de sua mãe D. Cida.
2006 – Este ano foi marcado pelas mudanças dos padres, como vimos anteriormente, porém a caminhada não parou. Em agosto aconteceu a Semana Nacional da Família e o Tríduo Vocacional em preparação a ordenação diaconal dos seminaristas João Maria e Antonio Luiz, hoje Administrador e Vigário, respectivamente. Realizou-se a reforma no interior da Igreja Matriz de São Benedito, custeada com ajuda dos Arautos do Evangelho. Trocou-se o carro da Paróquia. Criou-se a Pastoral do dízimo. O Pe. João Maria celebrou sua Primeira Missa na Paróquia e foi empossado Administrador Paroquial.
2007 – Este ano a Paróquia foi dividida em quatro setores, que receberam o nome dos quatro evangelistas. Setor São João (São Benedito, Popó, Vila Dominicci, e Santa Lúcia); Setor São Lucas (Águas Claras, Cedro, Menim e Henedina Cortez); Setor São Marcos (Tóro, Paturi, Marina, Estação e Souza); e Setor São Mateus (Izzo, Agudo e Estiva). Voltou a funcionar a Escola da Fé que recebeu o nome de Caminho da Fé, sendo realizado duas vezes por mês na São Benedito, sempre nas sextas-feiras e no terceiro domingo do mês em cada Setor. Renovou-se o Conselho Econômico e Administrativo. Foram criados um Conselho de Comunidades, uma Comissão de Festas e Eventos e uma Comissão para o Caminho da Fé. Foram realizados encontros com jovens na perspectiva re revitalizar a Pastoral da Juventude da Paróquia; encontro de Formação da Liturgia, assessorado pelo Pe. Elielson Cassimiro de Almeida, mestre em liturgia e reitor do Propedêutico da Arquidiocese de Natal, com a intenção de ajudar as Comunidades a melhor preparar a liturgia, como também a criação da Pastoral Litúrgica; encontro de Formação do Dízimo, visando estruturar nas comunidades a Pastoral do Dízimo; encontro da Pastoral do Batismo; Semana Catequética. Foram realizadas missas dos enfermos, em fevereiro e das crianças, no encerramento das atividades da Pastoral Catequética no primeiro semestre, contando com a participação de crianças de todas as comunidades.Foram realizadas procissões no Domingo de Ramos, na Sexta-Feira Santa, na Festa de Santo Antonio e na Festa de Corpus Christi. Também aconteceu um tríduo na Festa de Santo Antonio, celebrado pelos neo-sacerdotes: Pe. Rafael, Pe. Olivaldo e Pe. César Augusto. Celebraram-se com grande alegria os 15 anos de criação da Paróquia. Durante quinze dias, foram celebradas quinze missas por sacerdotes que passaram na Paróquia, ou estudaram no Seminário de Jardim Paturi. A cada noite uma Comunidade e uma Pastoral ou Movimento responsabilizaram-se pela Liturgia. O encerramento da festa aconteceu no dia 10 de agosto, dia do aniversário de criação da Paróquia, com Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Maria Pinheiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário