O PURGATÓRIO NA BÍBLIA
O Purgatório é uma exigência da razão e mesmo de caridade de Deus por nós. O termo "Purgatório" não existe na Bíblia, foi formulado pela Igreja, mas a realidade, o conceito doutrinário deste lugar de purificação existe amplamente na Sagrada Escritura como vamos ver. São Gregório Magno (†604), Papa e doutor da Igreja, explicava o Purgatório a partir de uma palavra de Jesus:
“No que concerne a certas faltas leves, deve-se crer que existe antes do juízo um fogo purificador, segundo o que afirma aquele que é a Verdade, dizendo que se alguém tiver pronunciado uma blasfêmia contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado nem no presente século nem no século futuro (Mt 12,31). Desta afirmação podemos deduzir que certas faltas podem ser perdoadas no século presente, ao passo que outras, no século futuro” (Dial. 41,3). O pecado contra o Espírito Santo, ou seja a pessoa que recusa de todas as maneiras os caminhos da salvação, não será perdoado nem neste mundo, nem no mundo futuro. Mostra o Senhor Jesus, então, neste trecho, implicitamente, que há pecados que serão perdoados no mundo futuro, após a morte.
Muitos textos bíblicos dão margem ao entendimento do Purgatório, que é dogma de fé: (2Mc 12,39-45; 1 Cor 3,10; 3,29, 12,45-48; 58-59; Mt 5, 22-26: 1Pe 3,18-19; 4,6). Quem quiser entender a explicação de cada um desses versículos pode ver em meu livro PURGATÓRIO – O QUE A IGREJA ENSINA.
Salvação, verdade e Igreja
São Paulo diz que "Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade"(1Tm2,4); quer dizer que sem chegar à Verdade não há salvação. E onde está a verdade? Na Igreja. São Paulo disse a Timóteo: "A igreja é a coluna e o fundamento da verdade"(1Tm 3,15); o que vale dizer que sem a Igreja a verdade desaba. O nosso Catecismo diz que " a salvação está na verdade". (N. 851). E " Cristo deu à Igreja a graça de participar de sua infalibilidade" (n. 888/890). Aos Apóstolos Ele disse: " Quem vos ouve a Mim ouve, quem vos rejeita a Mim rejeita, e quem me rejeita, rejeita Aquele que me enviou". (Lc10,16). O mundo está dividido entre os que seguem o "pai da mentira" ( João 8,44) , ( seitas, falsos profetas e falsas doutrinas) e os que seguem "0 Espirito da Verdade" (João 14,15.25).
Na ultima Ceia Jesus garantiu que a Igreja dominaria a verdade: "O Espirito Santo ensinar-vos-á TODA a verdade. (João 16,13). se alguém disser que a Santa Igreja errou o caminho ao longo da História e ensinou erros, certamente terá de acertar as contas com o Senhor, pois estaria duvidando de sua Promessa a Igreja. Por favor, não se deixe enganar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário